terça-feira, 27 de agosto de 2013

O País fora dos trilhos

 Por Luiz Maia

Um bando de marginais ateou fogo em um ônibus, saqueou lojas, depredou equipamentos públicos numa tarde/noite no centro do Recife. Aquilo que parecia um simples protesto virou um inferno nas ruas da cidade. Noticiou-se que havia bandidos sulistas infiltrados, devido ao sotaque de um deles que ofereceu R$ 150,00 para os idiotas saírem quebrando tudo pela frente. Chamam a isso de "vandalismo" quando, a bem da verdade, quem comete esse crime é um bandido que se apóia na conivência das autoridades. O Estado brasileiro é fraco, corrupto e pusilânime. Saudade do tempo em que havia respeito no país com o Exército impondo ordem nas ruas.

Certa vez, preocupado com o julgamento do "mensalão", o ministro da Justiça alegou publicamente que o sistema penitenciário brasileiro faliu. Mas foi omisso em relação a criminosos irrecuperáveis que não respeitam a vida humana, sendo premiados com a indiferença do poder público. A estupidez da violência, que se espalha pelo Brasil, é fruto da falta de leis duras. Até a pena capital já existe da parte do bandido para o homem de bem. Entre nós, ao que parece, as pessoas só se interessam em ver futebol, novelas ou, quando muito, participam de passeatas evangélicas, parada gay ou marcha da maconha. Os recentes protestos no Brasil, na prática, não surtiram o efeito desejado.

Para alegria de marqueteiros, a presidente Dilma sancionou o "Estatuto da Juventude", mas esqueceu de dizer ao seu público que, ao final de tudo, o povo vai pagar a conta desse projeto inócuo pelo fato de ignorar a realidade do solo em que pisa. No país em que o Congresso Nacional custa ao contribuinte R$ 23 milhões de reais por dia, o dinheiro usado para praticar essas caridades desconexas deveria ser injetado nas áreas da saúde e da educação. Segundo Jean Cocteau, "existem verdades que a gente só pode dizer depois de ter conquistado o direito de dizê-las." Portanto, há que se perguntar: "é justo o cidadão arcar com os custos dessa suposta democracia?" Lamento que o comodismo tenha voltado a dominar o senso crítico do brasileiro.

Como se nada mais bastasse, o Governo radicalizou ao lançar o programa eleitoreiro "Mais Médicos", uma nova peça de marketing, com o país importando 4.000 médicos de Cuba tendo, como agravante, a rejeição do revalida e o possível aparelhamento do Estado brasileiro por agentes cubanos. Se o governo agisse com mais correção deveria implantar estruturas decentes para que médicos brasileiros pudessem atuar com dignidade. Tudo indica que falta seriedade nas ações de governo. A caminhar assim o próximo passo será o lançamento do "Mais Governo", nos mesmos moldes do "Mais Médicos", com o país importando os irmãos Castro e os mausoléus de Stalin, Marx e Guevara. Aí reside o grande perigo de um possível projeto totalitarista ora em curso. A sociedade precisa acordar urgentemente.

Luiz Maia
Literatura & Opinião! (Blog pessoal)
http://literaturaeopiniao.blogspot.com.br/

"É preciso entender que o sentimento de indignidade é saudável às pessoas. Aquele que pensa no bem estar coletivo se livra do egoísmo que o aprisiona. Colabore você também para que tenhamos um mundo melhor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário