terça-feira, 11 de fevereiro de 2014


"Black blocs", representantes da estupidez humana
Por Luiz Maia

A estupidez da violência, que se espalha pelo Brasil, é fruto da falta de leis duras. A morte do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Band, agrediu à sociedade e atingiu em cheio à liberdade de Imprensa. De forma apressada, o Senado Federal reagiu à morte do cinegrafista, querendo igualar "black blocs a terroristas". Ocorre que medidas pontuais são infrutíferas, não atingem à raiz do problema. É preciso coragem para atualizar urgentemente o ultrapassado Código Penal brasileiro. Dentre outras coisas, faz-se necessário diminuir a idade penal para 15 anos e implantar a pena capital para crimes hediondos. Sem esses pontos contemplados, é melhor calar e acabar com a encenação.

Lembremo-nos dos recentes movimentos havidos no Brasil. Após os pacíficos protestos de ruas, com a multidão cobrando mudanças no país, hoje predomina o silêncio em virtude dos "black blocs" semearem o pânico e o terror na população. O bando quebra equipamentos públicos, lojas comerciais, impedindo as livres manifestações da sociedade, que reivindica um Brasil melhor. Diante da inoperância e covardia do Estado, para conter a sanha dos canalhas, só resta à população a certeza da impunidade e a quase falência do Estado Democrático de Direito.

É preciso abrir os olhos para os descaminhos do nosso país. O que poderia ser uma das mais belas pátrias do mundo, hoje o Brasil se depara com a grave crise de caráter, a falta de ética dos poderes públicos e a perda de valores sem precedentes na história. Por enquanto o país permanece adormecido, as mazelas continuam as mesmas, e os políticos continuam se lixando para os justos reclamos da sociedade.

Resta ao cidadão lutar por um Brasil onde exista justiça e o trabalho seja a fonte segura de sua honradez. Um país onde ninguém tenha medo de andar nas ruas, no qual as pessoas sejam respeitadas em sua cidadania; a sinceridade de sentimentos distante das mentiras do passado. Um país em que a honestidade faça parte do cotidiano das pessoas, tornando a vida do brasileiro muito melhor.

Seria interessante o Brasil ter na presidência alguém à altura de nos representar. Um Estadista que venha honrar o cargo, que dê bons exemplos, mostrando aos brasileiros que é possível assumir a presidência baseado na competência e na honestidade. Diferente dos que não honram a palavra, que enganam o povo, que roubam com desfaçatez, iludindo os incautos e humildes. Que novas perspectivas surjam no horizonte, eliminando nuvens escuras que pairam sobre nós, trazendo consigo propostas efetivas visando planejar nosso país de maneira séria e responsável. É preciso mudar para valer, para recolocar o Brasil nos eixos.
 
 
Luiz Maia
Literatura & Opinião! (Blog pessoal)
http://literaturaeopiniao.blogspot.com.br/

Literatura & Opinião! (Site pessoal)
http://www.luizmaia.blog.br/

Autor dos livros "Veredas de uma vida", "Sem limites para amar", "Cânticos", "À flor da pele" e "Tamarineira - Natureza e Cidadania. Recife-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário